Futuro? Nós já estamos nele, b****!

Como você imagina o futuro? Grandes prédios de vidro, altos, que desafiam a arquitetura; carros voadores; roupas inusitadas? E se você parar por um tempo, e olhar para o nosso presente? Com exceção dos carros voadores, já não temos tudo isso? E mais: quase todas as previsões daquele desenho, Os Jetsons, já não se “cumpriram”? Vamos analisar.

Vídeoconferência? Pra época, algo inimaginável. Hoje, algo comum.

Você com certeza já assistiu a esse desenho aí de cima. Todos nós já assistimos. Lembro que quando era menor, ficava impressionado com tudo aquilo que o desenho mostrava. Achava aquilo impressionante, impossível de um dia acontecer. E hoje, coisas como vídeoconferências em qualquer lugar que você esteja, já é uma realidade. Ou você nunca conversou com amigos ou parentes do outro lado do mundo via Skype? Ou, ainda, falou com sua mãe em seu iPhone via FaceTime?

E o celular também já é algo de se impressionar. Caso voltássemos no tempo e o mostrássemos a alguém, dizendo “este será um objeto impossível de se largar daqui a algum tempo!”, essa pessoa provavelmente riria da sua cara ou ficaria impressionando, achando que era alguma tecnologia alienígena ou algo assim. Vamos voltar para os anos 60, 70: o telefone era o único meio de comunicação por voz existente na época (me corrijam se estiver errado!), e mesmo assim era impressionante. O que o povão dessa época pensaria caso tivessem celulares por todo lugar? Sei lá, acho que poucas pessoas vão entender meu ponto de vista.

E a Internet? Nossa, vários computadores conectados? Twitter, Facebook? Notícias em tempo real? Google, GPSs e tudo aquilo que não podemos nos imaginar sem que já ficamos sem ar? Para aquela época, também deveria ser algo meio difícil de acontecer. Nos anos 70, os primeiros computadores começavam a dar os primeiros passos, bem lentos, e já eram algo importante. E agora, que os computadores são algo fundamental para todo e qualquer tipo de trabalho (exceto os trabalhos “braçais”)?

Pra escrever este post, tive que dar uma lidinha em artigos que falavam sobre as previsões do futuro que empresas de tecnologia, como a AT&T, faziam lá nos anos 90. O vídeo abaixo, desta empresa, é impressionante: quase tudo o que é mostrado no vídeo já aconteceu, ou até mesmo já é obsoleto para nós. Assista aí e me diga, já não estamos no futuro?

O mundo evoluiu bastante nos últimos 10, 15 anos. Hoje em dia estamos tão apegados à tecnologia, que chega a ser difícil prever o que virá daqui pra frente. Será que daqui a 10 anos olharemos pra 2012 e diremos: “que tecnologia obsoleta!”? Será que já estaremos num mundo onde será realmente impossível viver sem a tecnologia? Professores-hologramas, carros voadores, um bando de gente gorda (quem assistiu Wall-E deve saber do que tô falando)?

Quais são as suas previsões para o futuro? Deixe um comentário!

Bons artigos que tratam o assunto:

http://tecnologia.terra.com.br/fotos/0,,OI149556-EI12879,00-Os+Jetsons+confira+o+que+virou+realidade+e+o+que+e+passado.html

http://aisapereira.blogspot.com.br/2011/08/ja-somos-os-jetsons-e-os-proximos-20.html 

Anúncios

Gostou do que leu? Comente!

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s