Vamos deixar o sensacionalismo de lado só um pouquinho?

Não sei por que ainda fico impressionado com a maldade dos seres humanos. A maldade em nosso planeta se espalhou tanto que hoje é até comum dizer “uma mentirinha aqui” ou um “exagerozinho ali”. As pessoas tornaram-se mentirosas, egocêntricas e sem um pingo de compaixão para com outras pessoas. Hoje em dia, só queremos as coisas que nos satisfazem e que sejam inteiramente para o nosso bel-prazer; que se danem os outros.

Hoje vou tocar num assunto recente, que ilustrou milhares de manchetes pelo mundo afora na última semana, mais precisamente no último dia 24. O que vou falar hoje envolve a “mídia especializada e manipuladora” mundial, a Apple e a saúde de um ícone do mundo geekSteven Paul Jobs, conhecido mundialmente apenas como Steve Jobs.

Diferentemente dos outros posts de meu blog, este aqui não terá como objetivo arrancar umas poucas risadas com as minhas comparações exageradas ou ironia/sarcasmo extremo. Quero falar o que realmente estou pensando sobre toda essa história de Steve ter deixado a presidência da Apple e todo esse sensacionalismo que caiu sobre ele durante as últimas semanas.

Caso você não saiba – o que é muito difícil, já que a notícia foi ecoar até mesmo na Rede Record e na Globo, em horário nobre! –, Steve Jobs deixou o comando da Apple devido à problemas de saúde. Ele está com um câncer no pâncreas.

É claro que, como fã e seguidor da Apple, fiquei muito chocado com a notícia, mesmo já sabendo que isso aconteceria mais cedo ou mais tarde (Steve estava afastado do cargo de CEO há 9 meses). O problema é que depois desse evento, a mídia em geral (exceto, é claro, sites e portais destinados a falar sobre a Apple, que prezam pelo real conteúdo e não pelo sensacionalismo) começou a fazer retrospectivas e artigos com títulos como “Veja como foi a vida de Jobs”, ou “Conheça a trajetória de Steve Jobs”, parecendo que Steve havia morrido, e não “apenas” deixado o comando da empresa que tanto revolucionou o mundo nos últimos tempos.

Realmente fiquei muito irritado e impressionado com a capacidade do ser humano em aumentar uma história em 200% apenas para ter mais visitas e, consequentemente, arrecadar mais e mais dinheiro. Títulos como descrevi anteriormente foram parar na página inicial desses “grandes” portais, o que fazia as pessoas menos informadas pensarem que o gênio que é Jobs havia morrido.

Se esses autores pudessem se colocar no lugar de Steve nesse momento, e pensassem como ele está se sentindo e como está a sua vida nessa luta contra o câncer, acha que tudo seria melhor. Se você fosse o Jobs, gostaria de ligar o seu computador e quando abrisse a página do, por exemplo, The New York Times, se deparasse com títulos sensacionalistas e artigos que não condizem com a história real?

Mas a gota d’água mesmo foi a divulgação da foto de Steve em uma clínica de tratamento de câncer, mostrando o modo como Jobs está agora. Isso é uma tremenda falta de respeito com o gênio que ele é. Poxa vida, ele revolucionou tanto a tecnologia e o modo como vivemos! Não é merecida toda essa exposição.

É por isso que aprecio o que blogs sobre a Apple como o Blog do iPhone fizeram: adotaram uma atitude que acho extremamente correta, que foi não divulgar a dita foto mostrando o atual estado de Jobs e nem o deixaram exposto apenas para ganhar “crédito” na Internet. Hoje em dia, poucos blogs ainda adotam atitudes assim.

Se a mídia fosse menos sensacionalista, o mundo “internético” seria melhor, bem melhor. E até mesmo o que chamamos de vida real seria melhor.

Terminando este post, gostaria de desejar melhoras à Steve; tenho certeza de que ele vai sair dessa e continuará por mais alguns anos revolucionando o mundo apresentando novas keynotes da Apple.

E obrigado, Steve. Você mudou o modo como eu vejo as coisas.

Anúncios

Gostou do que leu? Comente!

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s